top of page

Dicas para se sentir bem durante a quarentena

Muitos psicólogos, médicos, psiquiatras já deram suas dicas e você com certeza já deve ter lido muito a respeito. As dicas abaixo recebi de uma prima da Austrália e, segundo ela, são de um psicólogo americano, não cita o nome.

Achei-as muito sensatas para todos, principalmente quando explica como agir com as crianças. Estou reproduzindo aqui algumas delas.

- Brinque mais com as crianças, elas não vão comunicar diretamente como estão se sentindo, mas através de brincadeiras como a de ir ao médico, de doenças ou de isolamento, vão mostrar seus sentimentos. Isso é catártico e as ajuda muito. É como processam seu mundo e solucionam os problemas.

- Se possível, ajude a criança a identificar um lugar na casa em que possa ficar sozinha quando estressada. Você pode tornar este lugar mais aconchegante usando cobertores, travesseiros, almofadas, echarpes, um pufe, uma tenda ou um “forte”. É bom saber que mesmo quando estamos reunidos, temos nosso próprio cantinho especial para ficarmos sozinhos.

- Foque no fortalecimento da conexão seguindo a liderança da criança; através do toque físico; brincadeiras; livros terapêuticos, e garanta em voz alta que estará sempre ao seu lado neste período.

- Limite o uso de mídias sociais ou conversas, principalmente perto das crianças, sobre o Covid. Elas veem e ouvem tudo e podem ficar com muito medo, principalmente com as informações constantes e negativas.

- É importante contrabalançar estas informações pesadas com outras auspiciosas. Há milhares de pessoas auxiliando, confortando, se doando. Ajude os outros, encontre maneiras de dar apoio ao próximo. Ajudar os outros nos dá uma sensação de ter as rédeas nas mãos quando as coisas parecerem fora de controle.

- Encontre algo para fazer em que possa exercer o controle. Em momentos de grande incerteza, controle seu cantinho. Organize suas prateleiras, seu armário, conserte aquele móvel, ajunte os brinquedos e faça as crianças participarem. Isto ajuda a nos ancorar e dar chão quando o mundo a nossa volta está tão caótico.

- Empenhe-se em movimentos repetitivos e laterais (direita-esquerda). Pesquisas demonstram que estes movimentos (costurar, colorir, pintar, esculpir com argila, pular corda, etc) e principalmente movimentos direita-esquerda (corrida, batuque, skate, pular em um pé) podem ser eficientes para se acalmar e manter a auto-regulação em momentos de aflição.

- Encontre uma arte expressiva e mande ver! Nosso cérebro emocional é muito receptivo a artes criativas e é uma porta direta para a liberação de sentimentos. Encontre algo que seja criativo ( escultura, desenho, dança, música, canto, jogos) e dê-lhe o seu máximo. Veja como se sentirá aliviado. É uma maneira muito eficaz de auxiliar as crianças a se emocionarem, bem como se comunicarem.

- Encontre leveza e humor a cada dia. Há muito com que se preocupar, com boa razão,

contrabalance este peso com algo engraçado todos os dias. Todos precisamos de um alívio cômico em nosso dia, todos os dias.

Espero que estas dicam sejam úteis e caso já esteja agindo assim, alegre-se!!!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page